top of page

Instalações

No início do século XXI a instalação mantém-se como um gênero importante e muito difundido. A instalação é uma forma de arte que utiliza a ampliação de ambientes que são transformados em cenários. Ainda, pinturas, esculturas e outros materiais são usados conjuntamente para ativar o espaço arquitetônico. Uma instalação pode ser multimídia e provocar sensações: táteis, térmicas, odoríficas, auditivas, visuais entre outras; Nela, o espectador participa ativamente da obra, isto é, não se comporta somente como apreciador. Por fim, o termo instalação foi incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960.

Leila-CC-01_edited.jpg
Slide29.JPG
Slide29.JPG
Slide29.JPG
Slide29.JPG

Obra - Transforma Som - Ferro e Chapa de Zinco - 198x45x16.5 cm.

TRANS FORMA SOM por Leila Biscuola

Segundo a artista plástica, Leila Biscuola, a instalação, TRANS FORMA SOM,  surgiu do projeto apresentado para a mostra de artes, intitulada, Movimento: "O primeiro pensamento relacionado a movimento é que gera transformação ou será que é a transformação que gera movimento? O que importa é que desde o princípio dos tempos tem que ocorrer transformação para a evolução e a transformação está relacionada ao movimento", sugere.

TRANS FORMA SOM fez parte da mostra Movimento em 2002 no espaço de artes da UNICSUL, de 01 à 15 de outubro. Para Leila, TRANS FORMA SOM traz uma visão holística do movimento, com a sonoridade do arco-íris e as cores do som, em múltiplas direções.


Ainda, complementa: "Na mitologia grega, o deus da música, criador de todos os sons é Apolo. Segundo a mitologia, quando Hermes nasceu, Apolo, o deus da beleza, era o filho mais poderoso de Zeus. Maduro, reinava como primogênito, possuía riquezas, amores, tudo. Ao perceber a enorme diferença que havia entre ele e o irmão mais velho, Hermes, diz a lenda, roubou o gado de Apolo da noite para o dia.
 
Apolo acorda bravo e surpreso, percebe que foi roubado e quer tudo de volta, mas Hermes finge inocência. Então, Apolo vai reclamar a Zeus, que exige de Hermes a reparação. Como é impossível recuperar o gado, Hermes, a caminho da casa do irmão, encontra um casco vazio de tartaruga e, com algumas tripas secas de carneiro, faz a primeira lira e a entrega a Apolo. Apolo aceita o presente de Hermes, e a partir de então a música se torna seu maior dom."
 
Deste modo, para a escultora, TRANS FORMA SOM é a transformação através do som gerado pelo movimento, ação da forma. Fica o convite, isto é, nos colocar em movimento para provocar este SOM DIVINO da transformação.

Movimento

Curadoria: Léia Freire, Priscila Okino, Silvia Maria, Zilpa Folco.
 

Coordenação: Luís Octávio Rocha.

Realização: Viveka - Escola de Arte e Criação - Projeto Circuito de Artes - UNICSUL

contrastes.JPG

CONTRASTES por Leila Biscuola

CONTRASTES fez parte da mostra, Considerações, em 2003 na Casa de Cultura na Penha, São Paulo, de 01 à 31 de julho. Leila Biscuola considerou o jogo sensorial, o caráter lúdico da espiral, em movimentos concêntricos para experimentar contrastes. O centro pode ser transformador na expressão do caleidoscópio.

 

Obra: Contrastes - Tubos de PVC e fios de silicone formando uma cortina em espiral e um caleidoscópio no
meio com as palavras: ação e ração ; 300x300x240 cm.

Leila-CC-01.gif

Lemnisco por Leila Biscuola

LEMNISCO fez parte da mostra Mudança em 2004 na Casa de Cultura da Penha, São Paulo, de 01 à 31 de julho. A mudança pode ser aparente, resultado de modificações externas: móveis e pertences da vida material. Contudo, as transformações que a ela se ligam, verificam-se ao longo do tempo, constituindo-se numa história interna que, ao se realizar, se expressa. As obras aqui expostas revelam este deslocamento, seja ele de nível espaço-temporal, conceitual ou filosófico.

 

Nossas reflexões partiram da necessidade prática, da mudança física, de endereço, tão difícil em sua origem. Ganhamos, no entanto, outra visão neste percurso, para além da transferência de lugar, a busca do verdadeiro lugar de si e do outro, no mundo e na vida. Enfim, Lemnisco, trata-se de uma instalação, composto de móbile e escultura. Sendo a proposta artística voltada à mudança, mobilidade, de significação verbal ou gestual; corpos de palavras e figuras, dançando em transparências.

Mostra Mudança - Lemnisco: Móbile em acetato predisposto em tamanhos e formas diversas, frases soltas formando o verso mudança e no meio uma escultura em terracota com vidro fundido (29hx17x12cm).


Verso:

Captura de Tela 2022-03-04 às 16.57.07.png

Atelier 177

Rua Serra de Botucatu, 177

São Paulo - SP - Brasil

(11) 2296-2661 / (11) 98141-8122

leilabe@gmail.com

www.j.mp/leilabiscuola 

bottom of page